Chat Online

Orientações para Coleta

COLETA DE SANGUE

Embora alguns exames laboratoriais exijam jejum, deve-se seguir a recomendação do clínico observando a urgência. Recomenda-se o jejum de 8 a 12 horas sob pena de se obterem resultados falsamente alterados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores.

Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.

• GLICEMIA DE JEJUM E PÓS PRANDIAL: Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar normalmente, seguindo orientação médica).

A realização em amostra de cabelo, o paciente não deve fazer uso de tinturas para cabelo há pelo menos 6 meses.

COLETA DE URINA

• Solicitar frasco esterilizado ao laboratório.
  • Realizar higiene íntima antes da coleta de Urina.
  • Desprezar o 1º jato urinário no vaso sanitário, coletar o jato intermédio no frasco estéril e o restante descartar.

Nota:

• Observar se foi solicitado a coleta do 1 jato urinário.
  • Mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até 3 dias após o término da menstruação.
  • A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas para análise.
  • O Laboratório deve ser informado do uso de algum medicamento.

COLETA DE URINA - (em crianças com fraldas)

• Solicitar coletores no Laboratório.
  • Colocar o coletor após higiene da criança.
  • Coletas em meninos o órgão genital deve ser introduzido na metade superior da abertura do coletor.
  • Coletas em meninas, a abertura deve ser aplicada na metade superior do órgão genital.

Nota:

• Evitar amostras com contaminação com fezes.
  • Após a coleta retirar o coletor, usar o adesivo para fechar colando um lado ao outro.
  • Encaminhar ao laboratório para análise sem demora na entrega.
  • O Laboratório deve ser informado do uso de algum medicamento.

COLETA DE URINA - (de 24 horas)

• Solicitar frascos no Laboratório.
  • A primeira micção(urina) da manhã deve ser desprezada, esvaziando a bexiga, dando-se início a coleta.
  • Recolher todas as micções seguintes, sem perdas, nas 24 horas seguintes, incluindo a primeira micção do dia seguinte.

Nota:

• O bom desempenho de um Exame depende de uma boa coleta e rapidez na entrega do material para análise.

COLETA DE ESPERMA – (Espermograma)

• Deve-se ter pelo menos 4 dias de abstenção sexual para a coleta.
  • O esperma deve ser recolhido na totalidade, para um frasco fornecido pelo laboratório.

Nota:

• Após a coleta, o material deve ser encaminhado com rapidez ao laboratório, em um intervalo máximo de 30 minutos para análise.
  • Informar ao laboratório ,profissão, se controle de vasectomia, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha).

COLETA DE FEZES

• Solicitar um frasco no Laboratório.
  • Recolher para o frasco uma amostra de fezes centro do bolo fecal.
  • A amostra pode ser guardada na parte inferior do refrigerador por um período de 24 horas até ser encaminhada

Nota:

• Não se deve usar laxantes no auxílio de obtenção de fezes.

COLETA PARA SANGUE OCULTO NAS FEZES

• O paciente não pode ingerir carnes, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem interferer nos resultados).
  • Após a dieta, deve-se coletar uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório. Não colher fezes caso haja sangramento local.
  • As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.

COLETA DE SECREÇÃO VAGINAL (pesquisa de Chlamydia, Micoplasma e Ureaplasma)

• Realizar higiene íntima antes da coleta.
  • Abstinência sexual de 3 dias.
  • A paciente não deve estar menstruada.
  • Não efetuar exame de toque.

COLETA DE PREVENTIVO DO CÂNCER (Papa Nicolau)

• Realizar higiene íntima antes da coleta.
  • Abstinência sexual de 3 dias.
  • A paciente não deve estar menstruada.
  • Não efetuar exame de toque.

COLETA DE ESCARRO

• A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene ou ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.
  • Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.
  • Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material a obter material com muco, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório.

Nota:

• Recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame.

COLETAS PARA EXAMES MICOLÓGICOS

• Couro cabeludo e pêlos - A coleta de material deverá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico.
  • Não usar creme nos cabelos pelo menos dois dia antes do exame.
  • Pele - Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões.
  • Para a coleta o paciente não pode ter ingerido medicação por pelo menos uma semana.
  • Unhas - Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.

Exames?

Você pode acessar o resultado de seu exame, clique:

Atedimento via chat?

Converse agora com um de nossos atendentes.

Chat Online