Sexagem fetal: é menino ou menina?
- Laboratório Central
- 13 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Laboratório Central tem exame que aponta o sexo do bebê bem antes da ultrassonografia
Com o avanço da tecnologia, é muito fácil descobrir o sexo do bebê. Ele pode ocorrer com um simples exame de ultrassonografia, a partir da 15ª semana de gestação, o qual normalmente já deixa explícito o gênero biológico do bebê dentro do ventre, salvo se o bebê não for muito tímido e estar virado dificultando a visualização.
O exame de sexagem fetal é diferente, pois ele pode ser realizado já na 8ª semana de gravidez, com uma simples coleta de sangue da mãe e possui 98,4% de acerto.
Não é um exame invasivo. Não precisa de jejum e nem de preparação anterior ao exame. Retira-se mais ou menos 20 ml de sangue da mamãe, onde se analisará o DNA do feto. Isso mesmo, DNA do feto no sangue da mamãe.
O que é?
Desde o início da gravidez, existem células do feto circulando na corrente sanguínea da mãe. Sendo assim, o chamado exame de sexagem fetal consiste na análise laboratorial do sangue materno em busca do cromossomo Y, que caracteriza o sexo masculino. Se ele é detectado, isso significa que o bebê é um menino. Caso contrário, trata-se de uma menina.
Como é o procedimento?
Basta coletar uma amostra de sangue simples da grávida. Não é preciso fazer nenhum preparo prévio ou ficar em jejum.
Quando é possível realizá-lo?
Ele pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação.
Trata-se de um exame preciso?
A precisão fica em torno de 98% e não muda com a evolução da gravidez.
E se forem gêmeos?
Se for confirmada a presença do cromossomo Y, fica entendido que, pelo menos um dos bebês, é do sexo masculino. Já a ausência do gene aponta que são duas meninas.
Existem outros exames feitos no sangue da mãe que identificam algumas doenças genéticas
Quer mais Informações? Entre em contato com a gente, tire qualquer dúvida e agende seu exame de Sexagem Fetal.
Comments